Fone: (46)3055-7111
Avenida Cristo Rei, 200 - Francisco Beltrão - PR
 

Clareamento Dental

O que é Clareamento Dental?

É o tratamento que tem a finalidade de deixar os dentes mais claros ou brancos, maximizando a estética bucal.

  

Qual a diferença entre a Profilaxia e o Clareamento Dental?

A profilaxia é o procedimento que comumente chamamos de “limpeza”, onde juntamente com a placa bacteriana (causadora de cáries e doenças de gengiva), remove-se manchas extrínsecas aderidas ao dente, como por exemplo pigmentação por café, chá, chimarrão, nicotina, corantes de alimentos, etc. Na profilaxia não há alteração na coloração original do dente e o que nota-se é uma melhora na estética pois o sorriso fica mais limpo.

Já no clareamento dentário há uma mudança na cor original dos dentes, deixando-os estruturalmente mais brancos ou claros.

  

Quais são os métodos de clareamento existentes?

Todos os métodos de clareamento possuem forma de ação muito parecida, alterando algumas composições, concentrações e ativação dos produtos clareadores.

O clareamento pode ser realizado de diversas formas: método caseiro supervisionado e/ou em consultório (utilizando laser para dessensibilização e otimização dos resultados do tratamento).

  

Qual o tempo de duração?

A durabilidade média do clareamento varia entre 1 e 2 anos, sendo fortemente influenciada por fatores relacionados aos hábitos alimentares e higiene bucal do paciente. Todavia, é possível que se faça uma manutenção, a cada seis meses, de forma a preservar os resultados do clareamento.

  

Todos os dentes podem ser clareados?

Não. Apesar de o clareamento conter poucas contra-indicações há casos onde não se recomenda sua aplicação. Deve-se avaliar cada caso antes de indicar o clareamento dental.

  

Quais os cuidados a serem tomados durante o clareamento?

Alimentos que contêm grande quantidade de pigmentos, tais como: café, chá, beterraba, vinho tinto, refrigerantes etc., são importantes agentes causadores do escurecimento dos dentes e devem ser evitados, especialmente durante o período de aplicação dos agentes clareadores.

  

O clareamento enfraquece os dentes?

Não. A estrutura dentária é preservada. Quando realizado sob responsabilidade de profissional gabaritado, o clareamento dentário oferece estética sem oferecer danos as estruturas dentárias.

  

O clareamento dental altera as restaurações já existentes?

Não. As restaurações (“obturações”) ficam inalteradas, o mesmo ocorre com trabalhos protéticos, como as coroas por exemplo. Por este motivo restaurações e próteses estéticas devem ser realizadas após o clareamento dental, na cor compatível ao resultado alcançado.

  

Quais os riscos inerentes ao clareamento dental?

Quando o clareamento é realizado sem supervisão ou com materiais “over-the-counter” (comprados em sites ou farmácias) poderão ocorrer vários efeitos colaterais indesejados ou até irreversíveis. Confira matéria no link “Presence News” que saiu na Veja.com ou no próprio site da revista Veja.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/clareamento-dental-sem-orientacao-pode-causar-danos-irreversiveis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Presence Dental Clinic 2021 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento Grupo Dcom