Fone: (46)3055-7111
Avenida Cristo Rei, 200 - Francisco Beltrão - PR
 

Endodontia

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal consista na remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia, infectada ou inflamada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

  

Tratamento endodôntico enfraquece o dente?

Se o endodontista (especialista em tratamento de canal)  realizar um tratamento conservador na fase de abertura ou acesso, o dente não ficará enfraquecido devido ao tratamento.  Há um mito com relação ao enfraquecimento dentário e muitas pessoas (inclusive dentistas)  acham que o dente fica fraco e “ressecado.” No entanto, evidências científicas demonstram que a causa do enfraquecimento dos dentes é a perda da estrutura dental causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.

  

Dente com tratamento de canal não tem mais cárie e nunca mais necessita de tratamento?

O dente com tratamento de canal continua susceptível à cárie da mesma maneira que os demais dentes, uma vez que continua em função, bem como exposto a todos os agentes nocivos a estrutura dental.  Todos os cuidados com relação à restauração e próteses devem ser tomados para que não ocorra a recontaminação do canal e possível necessidade de retratamento do mesmo.

  

Dente com canal tratado escurece?

O endodontista  sabe realizar o tratamento endodôntico de forma a diminuir os riscos de escurecimento, seja na escolha da técnica ou dos materiais mais adequados para cada caso. 

Em caso de escurecimento dental existem tratamentos  bastante eficazes para clareamento dos mesmos.

 

Tratamento endodôntico é doloroso?

Com  adequada escolha e execução da técnica anestésica e com a utilização de anestésicos potentes, o tratamento endodôntico fica bastante confortável para o paciente e torna-se praticamente indolor.

 

Qual o índice de sucesso do tratamento de canal?

O tratamento de canal, quando bem planejado e executado, apresenta índice de sucesso superior a 90%. Já o retratamento de canal o índice de sucesso é superior a 65%.  Sempre salientamos que o tratamento deve ser realizado sempre da melhor forma, com a melhor técnica e os melhores materiais para minimizar os riscos de insucesso.

 

Quantas sessões são necessárias para fazer o tratamento de canal?

Depende principalmente do diagnóstico do tratamento (se é uma inflamação, infecção, necrose, se há lesão óssea, etc.). Normalmente são necessárias 2 a 3 sessões, embora existam casos  que possam ser feitos numa única sessão e outros que necessitam sessões adicionais para combater a infecção.

 
Presence Dental Clinic 2021 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento Grupo Dcom