Fone: (46)3055-7111
Avenida Cristo Rei, 200 - Francisco Beltrão - PR
 

Ortodontia

O que é Ortodontia? Quais as vantagens de se fazer um tratamento ortodôntico?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento - faciais.

Corrige também, o posicionamento dos dentes restabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.

Além dos benefícios da estética, a função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação têmporo-mandibular.

  

Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao ortodontista?

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Assim pode-se prevenir ou interceptar hábitos ou problemas que venham a prolongar o tratamento corretivo no futuro.

  

O paciente adulto poderá se submeter ao tratamento?

Sim. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes ( gengiva e osso ), que podem chegar a contra-indicar o tratamento. Este pode ser mais lento e limitado, devido à falta de crescimento, problemas periodontais, perdas de elementos dentários e maior comprometimento das estruturas dentárias devido a próteses ou restaurações extensas. Geralmente, são indicados métodos auxiliares e intervenção de outros profissionais para garantir a estabilidade ( estética, prótese e implantes, por exemplo ).

  

Quanto tempo demora em média o tratamento?

É difícil de prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como idade do paciente, respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo para um aparelho convencional.

Porém, atualmente, com o avanço de novas e modernas técnicas são possíveis tratamentos em tempos mais curtos com os mesmos resultados. (veja em TRATAMENTOS )

  

É dolorido? Causa algum risco para os dentes?

O tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho e independente o tipo de aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. Entretanto, atualmente, alguns tipos de aparelho diminuem o desconforto sensivelmente, como por exemplo, os ALINHADORES ESTÉTICOS TIPO INVISALIGN e ESSIX.

Não existem riscos maiores ao paciente quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado (Especialista em Ortodontia com registro no Conselho Federal de Odontologia). Ao seguir as recomendações dadas, principalmente no aspecto de higiene bucal, os riscos de cáries e problemas gengivais são praticamente eliminados. Reabsorções dentárias pequenas (“encurtamento de raízes”) são esperadas num tratamento, e se controladas, não causam maiores problemas.

  

Por que algumas pessoas precisam extrair um ou mais dentes antes do tratamento ortodôntico?

Simplificando, podemos dizer que as extrações são recomendadas quando não há osso suficiente para acomodar todos os dentes. O ortodontista vai decidir extrair ou não, dependendo do estudo do caso que é feito na documentação ortodôntica (radiografias, modelos, etc.). Extrair dentes é um ótimo recurso quando bem indicado, mas, se for mal planejado, pode comprometer o resultado. Por outro lado, não fazer as extrações quando é necessário também pode levar o tratamento ao fracasso.

  

Existe a possibilidade de os dentes retornarem à posição original?

À posição original, não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento, às alterações funcionais e ao uso incorreto das contenções pós tratamento. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento, de perfeita execução da técnica ortodôntica, bem como da utilização correta dos aparelhos de contenção.

 
Presence Dental Clinic 2021 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento Grupo Dcom